Aprendizagem Criativa

cri
a
ti
vi
da
de

criatividade

Ser criativo não se resume a ter uma ideia legal, muito menos a obter um bom resultado em algo. A criatividade é o processo, é o caminho que percorremos da ideia inicial até os resultados. São os erros e as decisões que tomamos para contorná-los, os acertos e seus aprendizados e, acima de tudo, os relacionamentos que desenvolvemos ao longo do percurso.

Afinal, a criatividade é uma habilidade socioemocional que nos permite criar a partir da nossa relação com o mundo. Sua principal característica? Todos nós podemos ser pessoas criativas e usá-la para solucionar os mais diversos tipos de situações e problemas!

Você pode ser criativo na escola e construir os melhores projetos, pode ser criativo no trabalho e se tornar um profissional inovador, e pode também usar a criatividade para a vida pessoal, resolvendo conflitos e desafios.

A criatividade pode ser desenvolvida e exercitada diariamente
Ser criativo é um processo social que exige compartilhamento de ideias
Profissionais criativos são os mais procurados pelo mercado de trabalho

Mas não podemos negar, quando não estimulada, a criatividade tende a diminuir na vida adulta. Por isso, quanto mais cedo aplicarmos e exercitarmos nos processos diários, maior será o seu impacto em nossos hábitos e projetos futuros.

A criatividade nos permite analisar qualquer problema por perspectivas diferentes e explorar soluções além das convencionais.

Em um mundo de grandes mudanças e inovações, a Faber-Castell busca sempre enxergar com novos olhos, procurar novas soluções e melhores resultados.

VENHA com a gente e faça do mundo um lugar

mais criativo

os 4P ' s

O conceito de Aprendizagem Criativa baseia-se em pilares, que ajudam a direcionar a forma como as atividades são propostas e colocadas em prática:

Projects - Passion - Peers - Play.

(Projetos) - (Paixão) - (Pares) - (Pensar Brincando)

Trabalhamos com projetos para incentivar o desenvolvimento de uma ideia em um processo com começo, meio e fim, estimulando o pensamento a longo prazo e a noção de planejamento.

Incentivamos nossos alunos a seguirem suas paixões, pois, quando trabalhamos em projetos pelos quais temos interesse, nos esforçamos mais e persistimos diante dos desafios.

Estimulamos o trabalho em pares e a colaboração. A aprendizagem é um processo social, não individual, e o desenvolvimento de projetos significativos só é possível em um ambiente positivo, com pessoas compartilhando ideias e colaborando umas com as outras.

Por fim, acreditamos no pensar brincando. Aprender envolve não somente o foco no objetivo final do projeto, mas todas as explorações lúdicas ao longo do caminho, manipulando diferentes materiais, assumindo riscos e testando novos métodos.

Programa de Aprendizagem Criativa

O Programa de Aprendizagem Criativa Faber-Castell oferece um conjunto de estratégias conectadas à BNCC para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão.

Assista abaixo o que os pais, educadores e alunos do Colégio Santo Américo conta sobre suas experiências e criações.

Desenvolvido pela Faber-Castell em parceria com o pesquisador Leo Burd do MIT Media Lab, o programa consiste em:

  • Utilizar os conceitos de Aprendizagem Criativa para a produção de micromundos, ambientes que encorajam explorações e conexões pessoais com os temas e materiais disponíveis.
  • Capacitar e acompanhar a equipe pedagógica da escola em Aprendizagem Criativa.
  • Estimular atividades mão na Massa (criação de protótipos 3D, registro, compartilhamento e reflexão), Storytelling (narrativa envolvente que apresenta um desafio) e Design Thinking (metodologia para solucionar problemas de forma criativa).

Desenvolvido pela Faber-Castell em parceria com o pesquisador Leo Burd do MIT Media Lab, o programa consiste em:

  • Criar Micromundos Temáticos
  • Capacitar equipe pedagógica
  • Estimular o mão na massa

Utilizar os conceitos de Aprendizagem Criativa para a produção de micromundos, ambientes que encorajam explorações e conexões pessoais com os temas e materiais disponíveis.

Micromundos

Com o Programa Faber-Castell de Aprendizagem Criativa, a sala de aula se transforma em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas.

Imersos em uma Floresta Encantada ou em uma Exploração Submarina, com os mais variados recursos para criar e aprender, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, tendo o professor como um parceiro e mediador. Confira mais sobre os micromundos e os espaços de aprendizagem!

Destaques

Conheça o que pais, educadores e alunos dos colégios Dante Alighieri e Mackenzie contam sobre suas experiências e criações no Programa de Aprendizagem Criativa Faber-Castell.

Diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento pela Base Nacional Comum, Anna Penido é uma das maiores conhecedoras da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Nesta entrevista, ela discute como a abordagem da Aprendizagem Criativa potencializa o desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC.

Vamos fazer do mundo um lugar mais criativo?

Preencha o formulário, que nós entraremos em contato com você!

Mensagem enviada com sucesso!

Erro ao enviar mensagem