Início » Self

Sobre o Programa

Sabemos que as artes têm efeitos que estão intimamente relacionados ao nosso bem-estar físico e mental. Por isso criamos o SELF - Primeiro Programa que usa artes como meio para promover o desenvolvimento Socioemocional. O SELF promove o bem-estar integral de crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas e experienciais com quatro linguagens: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais. O programa foi desenvolvido com múltiplos componentes exclusivos, proprietários, e com rigorosos diferenciais acadêmico-pedagógicos que o tornam único!

Como funciona

Lorem ipsum dolor sit amet consectet adipiscing elit
eget quamumto lores.

Plataforma Professor

Professores contam com um curso de formação sobre o assunto e sua conexão com as artes, aplicando o conhecimento em atividades práticas e dinâmicas.

Material aluno

Alunos recebem materiais Faber-Castell e um Diário de Emoções, no qual encontram atividades para expressar e entender seus sentimentos.

Formações e Workshops

Pais e responsáveis têm acesso a workshops em que aprendem mais sobre a importância da inteligência emocional na vida de suas famílias.

O SELF é um apoio para todos os atores da vida escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens.

Veja nosso vídeo de apresentação do programa.

Entre em contato conosco
Entre em contato conosco

O primeiro Programa que usa artes como meio para promover o desenvolvimento socioemocional!

Programa pioneiro no desenvolvimento socioemocional por meio da Arte.

Aulas inéditas criadas exclusivamente para o Programa SELF, com aquisição dos direitos autorais.

Avaliação atitudinal e procedimental: exclusivas do Programa.

Aplicação flexível, pode ser feita por professores especialistas, polivalentes e orientadores educacionais.

Depoimentos

"Trazer diversas habilidades das artes trazendo o socioemocional como pano de fundo, faz com que os alunos se desenvolvam muito mais e possam utilizar suas aptidões na sala de aula."

Ismênio Dias
Professor de Socioemocional no Externato Santo Antônio

"O fato de trabalhar artes com socioemocional é sensacional. Acho a ideia fantástica, ainda mais vinda da Faber-Castell"

Coordenadora do colégio Vergueiro em São Paulo

Parceiros Ativos

Camino school

Perguntas Frequentes

O que é o SELF?

SELF é o Programa de desenvolvimento socioemocional da Faber-Castell EDUX. O programa promove o bem-estar e desenvolve a inteligência emocional por meio de experiências artísticas vivenciais significativas, integradas ao currículo de Arte.

Para quem o programa SELF é direcionado?

Inicialmente, o programa é direcionado para os anos finais do ensino fundamental, podendo ser aplicado por professores(as) com diferentes perfis (professor(a) de Arte, professor dedicado ao desenvolvimento socioemocional e orientadores/psicólogos responsáveis por essa ação nas escolas) que serão capacitados(as) pelo programa, para mediar as aulas em diferentes níveis escolares e de acordo com a necessidade de cada turma.

O que são competências socioemocionais?

De acordo com o Instituto Ayrton Senna, as Competências Socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

Quais são os entregáveis do programa?

O programa é composto por entregáveis para a escola, para o(a) professor(a), para o(a) aluno(a) e para a família.
  1. Plataforma digital com planos de aula, anotações e avaliação do aluno;
  2. Diário de Emoções e materiais Faber-Castell;
  3. Serviços de Formação, acompanhamento periódico dos(as) professores(as) monitoramento – além de relatórios de gestão.
  4. Workshops para as famílias.
Cada um dos entregáveis tem uma finalidade quais estão descritas abaixo:
  • Plataforma digital de conteúdo para Professores(as): na plataforma, o(a) professor(a) poderá acessar às aulas, materiais de aprofundamento, bem como adicionar anotações sobre o decorrer da aplicação do programa e realizar avaliações dos(as) alunos(as).
  • Diário das Emoções: O diário das emoções é um conteúdo físico direcionado para o(a) aluno(a). Ele possui como objetivo principal ajudar os(as) alunos(as) a refletirem sobre seus sentimentos e emoções, auxiliando no processo de autoconhecimento.
  • Formação de professores(as): As formações têm como objetivo principal, trazer os fundamentos do desenvolvimento socioemocional e as conexões com Artes. Os(as) educadores(as) terão a chance de participar de atividades práticas e dinâmicas que envolvem a aplicação desses conhecimentos em situações reais.
  • Workshop das famílias: Eventos com especialistas em desenvolvimento socioemocional com objetivo de transmitir as premissas e ensinamentos do programa para as famílias.

Como o produto se adequa à grade curricular?

O programa da Faber-Castell é totalmente integrado ao currículo de Arte: linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) como meio e fio condutor, pois a conexão entre ambos é natural e arte é a linguagem universal das emoções.

Quais são os entregáveis do programa?

Os(as) professores(as) têm acesso a todas as informações e orientações necessárias para aplicação do SELF em sala de aula. Dentro os materiais disponíveis para acesso na plataforma estão:
  • Planos de aula
  • Matriz de competências e habilidades
  • Rubricas de avaliação e engajamento
  • Base teórica
  • Protocolos de gerenciamento de crise
  • Avaliação processual dos alunos, abrangendo diagnóstico (check-in) e avaliação (metacognição).

Como as aulas estão organizadas?

As aulas se organizam respeitando a seguinte sequência:
Etapa Descrição
1- Para aquecer/Para mandar bem O que deve ser preparado
2- Abertura Sensibilização para o tema
3- Desenvolvimento Fazer pensando e pensar fazendo
4- Partilha Compartilhando descoberta, produções e sensações
5- Para ir além Avançar na atividade e aprofundar o conhecimento
6- Metacognição O que e como eu aprendi hoje

Existe uma sequência para ministrar as aulas?

O programa abrange uma abordagem pedagógica flexível para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e alunas. Isso permite que o(a) professora(a) selecione a aula de acordo com os interesses da turma, desenvolvendo assim as habilidades de autorregulação e fortalecimento das competências, como empatia e resiliência, preparando seus alunos e alunas de forma mais abrangente para os desafios do mundo real.

Qual a duração de cada aula?

A sugestão é que o programa seja aplicado em uma aula semanal, isto é, 50 minutos (1hora/aula). Entretanto, sabemos que imprevistos e acontecimentos podem reduzir este tempo, bem como a agenda da turma pode permitir que aula dure mais que 50 minutos. Por isso, é possível que o(a) professor(a) faça adaptações para adequar a aula ao período disponível para ministrá-la. Além disso, é possível que a aula seja interrompida e continuada posteriormente sem que isso represente perdas para o processo de aprendizagem do(a) aluno(a).

Como é realizada a avaliação do aluno?

A avaliação pode ser realizada a cada aula ou conjunto de aulas, de acordo com as intenções do professor. A plataforma permite a visualização e geração de indicadores para apoiar:

Professor(a) e a coordenação pedagógica: indicadores por aluno(a) e, por turma, que orientam o(a) professor(a) a adaptar o planejamento das aulas com base nas necessidades imediatas dos alunos.

As famílias: geração de indicadores da evolução do(a) aluno(a), compartilhados mensalmente com as famílias, para tornar tangível o processo de evolução socioemocional do aluno e conectar cada vez mais as famílias à escola.

Fale conosco

Quer saber mais como a inteligência emocional pode transformar a educação? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.

    AVISO DE PRIVACIDADE

    Em respeito à sua privacidade, a Faber-Castell adota as melhores práticas na proteção de Dados Pessoais. A nossa Política de Privacidade poderá ser consultada em politicas.

    Ao preencher o formulário, você nos fornecerá seu nome, e-mail, perfil, estado e cidade. Os Dados serão coletados pela Faber-Castell que entrará em contato para lhe apresentar mais informações sobre o projeto do seu interesse.

    A Faber-Castell não comercializa Dados Pessoais sob seu controle em nenhuma hipótese. Os Dados Pessoais somente serão compartilhados com empresas coligadas à Faber-Castell ou com terceiros se houver base legal para o compartilhamento e, em qualquer hipótese, para as finalidades previstas na Política de Privacidade https://www.educacao.faber-castell.com.br/termos-e-politicas.

    Para solicitação de acesso ou correção de seus Dados Pessoais ou quaisquer questões referentes à Proteção de Dados Pessoais, por favor envie um e-mail para o nosso Encarregado de Proteção de Dados em protecaodedados@faber-castell.com.br.